sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UMA VIDA DEDICADA AO A.C. IZABELENSE

 
   Os que testemunharam o trabalho profícuo de Manoel Ernestino da Silva junto ao A.C.Izabelense, sabem da sua dedicação ardente por essa agremiação, ao longo de tantos anos, era pelo que se tem notícia, um dos últimos fundadores vivos e que desencarnou em 30 de setembro de 1999, aos 91 anos.
    Sendo cametaense de berço, ele por aqui chegou em fins de 1923 e como um aficionado pelo esporte bretão, logo se juntava a um grupo de peladeiros que costumavam frequentar um campinho improvisado ao lado da capela, hoje a nossa Igreja Matriz. Passados alguns meses, Silva deu ideia para fundarem aquele que seria o primeiro clube de futebol na cidade, porém não conseguiu total anuência dos colegas. Por muito insistir, em 26 de abril de 1924, conseguiu ver seu sonho realizado, quando se reuniram todos os futebolistas da época e fundaram o Izabelense Futebol Clube, que antes fora sugerida outras denominações. 
    Manoel Silva foi tudo no clube: fundador, diretor, atleta e treinador, quando conseguiu montar fortes equipes e revelando valores. Até os anos 70, guardava em sua residência inúmeros troféus, que bem contavam a história gloriosa do clube, mas que infelizmente, desapareceram com sua morte. 
    Nos anos 50 e 60, fora uma das fases mais difíceis da agremiação, porém ele com sua dedicação inigualável, conseguia retirar o clube das cinzas e voltar a brilhar no esporte de nossa terra.
    Como me enquadro entre os que conviveram com este grande benemérito, do hoje Frangão da Estrada, posso afirmar de cátedra, que um cidadão dessa estirpe, merece ser homenageado, respeitando-se sua memória, pelo trabalho glorioso para o nosso clube, como também pelo esporte de Sta. Izabel  -quando se cometeu a maior estupidez, retirando o seu nome do frontispício do ginásio de esportes.
     Mestre Silva não merece uma simples inscrição, merece sim, um busto no estádio onde conseguiu desde a  área para sua construção, imortalizando seu nome como criador, diretor e atleta do A.C. Izabelense.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário