quinta-feira, 1 de agosto de 2013

QUEM FOI O CRAQUE

Jurandir no Iza em 64


        Um dos melhores zagueiros-centrais que atuou nos anos 60 no Izabelense, foi Jurandir Ferreira da Silva, ou simplesmente Jurandir. Nascido em nossa Capital, ele como  qualquer iniciante, já dava seus primeiros chutes nos campinhos de pelada do seu bairro. Dotado de uma boa altura e compleição física, sempre atuou na zaga, com a número 3 às costas.
       Ainda muito jovem, foi Vice-Campeão Suburbano pelo Corinthians do bairro da Campina, cuja final foi contra o Sacramenta (daquele bairro belenense). Depois ingressou como juvenil, no Grêmio Desportivo Combatentes, do bairro de Canudos, que disputava a Primeira Divisão Paraensa e enfrentava de igual para igual os grandes da capital. Jurandir apesar de juvenil, jogou várias vezes no time principal, ao lado do saudoso e excelente arqueiro Alberto, que pertencia à famílial  Leal, aqui de Moema. Jurandir ainda jogou em vários clubes de Belém,  inclusive no Agronômico do bairro do Marco. Em 63 formava na Seleção do Exército Brasileiro, quando serviu naquela unidade militar. Em 64 era convidado para atuar no Moema Esporte Clube, da Vila izabelense. Naquela época esta equipe era formada por vários parentes, todos da família Leal, com a qual tem um vínculo de parentesco. Em seguida, fazia amizade com a rapaziada do A.C. Izabelense  e logo se transferia para o Vermelhão,  pelo qual disputou e venceu vários Campeonatos, inclusive o Torneio Interclubes "Luiz Lavareda Reis" do qual o Izabelense fora o primeiro Campeão. Também foi titular em duas oportunidades (64-65), convocado que foi para disputar o Intermunicipal pela antiga LAI,hoje a LAMI´Liga Alética Municipal Izabelense. No Iza ainda atuou até por volta dos anos 70, onde encerrou a carreira. 
     Tratava-se de um jogador de boa visão de campo, experiente e se destacava pela apurada técnica. 
    Mesmo morando em Ananindeua (Cidade Nova 8), é um dos poucos companheiros que ainda aparece pela terrinha e dificilmente deixa de vir ao Círio de Nossa Padroeira, bem como, do Caraparu. 
     Pelo futebol que praticava ,o espírito de companheirismo que sempre demonstrou e pela contribuição que deu ao nosso futebol , merece ser lembrado e  homenageado na Galeria dos Grandes Atletas  deste Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário