sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PASSOS MAIS SIGNIFICATIVOS



     De há muito, o município com se estivesse em uma esteira rolante, não lhe permite dar passos mais ousados, não consegue decolar. É verdade que já  esteve em situações bem piores, quando andou beirando à insolvência ou ao caos -em função de várias administrações, cuja marca era a dócil e inocente incompetência, a falta de mobilidade política e a ausência de um planejamento voltado para o real desenvolvimento. O que se observa é que durante vários anos, trabalhou-se com um sistema meramente ultrapassado e improducente, onde o gestor apenas assume a condição de gerenciar o que lhe cai às mãos, sem se preocupar com o crescimento da renda o que só se dá com novos e grandes empreendimentos. Embora existissem aqueles que pelo menos deixavam as contas equilibradas, o que sobremaneira facilitava para o gestor seguinte, porém sem perspectiva de um plano futuro. Em muitos casos administrou-se mais pensando em não piorar, do que ousar e mergulhar num planejamento que realmente viesse dar impulso ao município. 
    Acredita-se que uma das maiores preocupações de qualquer administrador recai em como arranjar meios de gerar emprego à população, que cresce desproporcionalmente às oportunidades oferecidas,  recaindo inclusive em  mais obrigações e compromissos da administração, com saneamento, obras estruturais, novos bairros etc. 
   O crescimento pode ser conjunto, se forem criadas ou buscadas, mais opções de emprego através novas fontes de trabalho, o que gera renda para o cidadão e mais divisas  ao município. 
    Infelizmente passaram-se décadas e décadas e não priorizou-se esta ação, isto é, a busca de novas viabilidades de crescimento  através de novos empreendimentos, ficando estanques, repercutiu nas dificuldades que muitos gestores sentem e sentirão, com a falta de um rendimento mais substancial para o município.
    Afinal, tabus e vicissitudes estão aí para serem quebrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário