terça-feira, 20 de agosto de 2013

O TEMPO O JUIZ


    Um dos remanescentes do maior assalto registrado na Inglaterra, Ronald Biggs, hoje doente e aos 84 anos, espera seus dias em sua terra natal.
     Há exatos 50 anos (8 de agosto de 1963), ele fazia parte de um bando de 15 meliantes, que arquitetou e realizou o rumoroso roubo, em um trem que transportava valores do governo britânico, num total de 2,6 milhões de libras. Preso no ano seguinte, Biggs escapou da penitenciária usando cordas para vencer a muralha, porém  sua condenação tinha sido estipulada em 30 anos de reclusão. Deixando a família para trás, primeiro escondeu-se na França, depois foi para a Austrália e conseguiu chegar ao Brasil em 1970. Aqui fora descoberto por um jornal do Rio de Janeiro, que o denunciou, mesmo assim livrou-se mais uma vez das garras da lei, não havia acordo de extradição entre o Brasil e o Reino Unido, talvez tenha sido mais uma de suas estratégias para continuar em liberdade. Sempre esperto, passou a explorar sua história em troca de alguns dólares, a quem naturalmente se interessasse. Ainda no Brasil, chegou a ser sequestrado por grupo de facínoras, que pensavam receber recompensa da polícia inglesa. Mas uma vez usava de sua perspicácia, ao se casar com uma bailarina brasileira, tendo com esta um filho chamado Michael que inclusive trabalhou em TV (Turma do Balão Mágico), o que lhe garantiu mais uma vez uma vida tranquila em nosso país.
     Em 2001, já cansado e com a saúde comprometida, resolveu voltar a sua terra de berço, entregando-se à Justiça. porém com o agravamento de uma pneumonia aguda, fora libertado pelo Ministro

Nenhum comentário:

Postar um comentário