terça-feira, 6 de agosto de 2013

FUTEBOL RELEGADO

Mesmo com dificuldades, fundou-se a LAMI em 64. Na foto vemos em pé:Jurandir,Jorge,Formiga,OsvaldinoChico e Bibito; agachados: Orlandino,Maranhão,Pipio,Canhoteriro e Lola.
     Subsistindo ainda por força de vontade de alguns aficionados, há muito o nosso futebol vem declínando . Os clubes geralmente sem extrutura, esforçam-se para participar de um campeonato que não tem ressonância e nem motivação, revelando quase nenhum jogador e os que fortuitamente se sobressaem, migram para servir a outros centros como Belém e interior.
     O A.C. Izabelense não obstante estar completando 90 anos de fundação em 2014, é a própria imagem da desorganização, elegendo diretorias que sem um necessário planejamento, não priorizam as área: social e esportiva -apenas movimenta seu estádio com peladas diárias ou alugando a terceiros  - o que ofusca e denegre uma tradição que caminha para o seu centenário.
     A LAMI-Liga Atlética Municipal Izabelense, que há 8 anos não disputa o Campeonato Intermunicipal por falta de apoio da Prefeitura, apenas acompanha essa triste trajetória, coordenando tais competições internas, sem objetivo prático. É todavia uma pena e deveras incompreensível, vermos o nosso esporte maior relegado a segundo plano, ora por falta de apoio do Poder Municipal, ora por ausência de uma organização condizente e apropriada.
     Em épocas passadas, a despeito de um município bem menor, conseguiu-se fundar a Liga e com muito trabalho e ordenação, tinha-se um Campeonato que levava a massa aos estádios,sendo este, a maior atração para os desportistas da terra. Foi dentro desse quadro organizacional que Sta. Izabe se destacou no esporte, quando ganhou vários títulos, como: Campeão Interclubes em 64 (AC.Izabelense); Bicampeáo Intermunicipal (LAMI); Bicampeão do Torneio Seletivo (A.C.Izabelense), que também representou o Pará na Taça de Bronze (3ª Divisão Brasileira), bem como em 2010, ganhou o Campeonato Sub-20 e igualmente no Futsal.
    Por essas e outras, é que se faz necessário um esforço conjunto, entre a classe política, empresários e desportistas de um modo geral, para que juntos encontrem uma fórmula racional, tirando o nosso futebol do irreconhecível estágio em se encontra , não depreciando ou menosprezando assim, um legado tão brilhante que os baluartes do passado nos deixaram.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário