quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O QUE PODE GERAR A FALTA DE PLANEJAMENTO ?


      Um cidadão meu conhecido, morador da área Jardim das Acácias, disse-me há cerca de cinco meses atrás,  que estava havendo um movimento através de um cidadão também residente naquele local, que iria contestar sobre a construção da nova fábrica de latinhas. Argumento: o referido empreendimento iria poluir um córrego que passa na parte posterior daquela área residencial. 
     Como não fui mais para aqueles lados, soube  através de um outro amigo que a referida  obra da fábrica tinha  paralizado. Coincidentemente ontem encontrei com o primeiro informante e ele me garantiu que realmente o projeto parou, tendo em vista o igarapé encontrar-se com suas águas, sem a menor condição de banho  e apresentar uma cor esquisita. Porém não me confirmou ter sido alguma ação de pessoa que ali mora.  Agora o que mais intriga é que, quem autorizou a instalação da citada fábrica , próximo de um curso dàgua, que serve de lazer aos moradores de uma área urbana Será que passou pelo  visto do  órgão competente, no caso a Sesma ?
    Por essas e outras, que sempre defendi a urgência na escolha de uma área,  fora do eixo urbano, de gandes  dimensões, dotada de toda infraestrutura, destinada ao nosso Pólo Industrial.
      Enquanto não tivermos governantes que possuam vontade política e dicernimento  para atrair grandes empresas para o município, é claro que viveremos sempre com dificuldades, isto é, de pires na mao , com "administradores"  que passam 4, 8, e até12 anos e saem choramingando que não tiveram apoio, por isso não conseguiram fazer com que o município se desenvolvesse ecomomicamente .É preciso que se reconheça que não se pode administrar como há 40 anos atrás, quando nos contentávamos com,algumas carradas de asfalto,uma caçamba e um ou dois tratores, isto, em época de campanha, servindo mais para eleger vários governadores, que nos consideravam apenas como "uma região agrícola". Hoje já somos 60.000 habitantes e o administrador além de ter que dedicar tempo integral ao município, morar nele (isto está na Lei), sem compromisso com outros negócios particulares. Lógico que o crescimento populacional, exige mais empenho do gestor,  um quadro de assesssores altamente qualificados e domínio total do que existe no solo, para transformar em divisas, apostando e atraindo o capital empreendedor.

    E agora ?  Atende-se ao apelo de nossos moradores citadinos , (que não deixam de ter razão), ou perde-se a oportunidade de gerar mais empregos para uma grande legião de pessoas que necessitam de uma colocação, para sobreviver ? 
     O Grupo Yamada parece também, que (misteriosamente), desinteressou-se de aqui se instalar. 
      Resposta sobre a indagação do título da postagem: MISÉRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário