sexta-feira, 30 de março de 2012

VI COPA DO MUNDO -1958

Brasil 5x2 Suécia, jogadores dão a volta  Olímpica
       Brasil é Campeão !


      Esta competição fora realizada na Suécia e teve início de 8 a 29 de junho, quando 16 países participaram, sendo: Brasil, Áustria, União Soviética, Inglaterra, País de Gales, França, Suécia, Hungria, Alemanhan Ocidental, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Irlanda do Norte, Escócia, Argentina,México e Paraguai.
     O Brasil conseguiu se classificar após empatar com o Peru em Lima por 1x1 e em seguida, vencia o mesmo adversário no Maracanã por 1x0, graças a uma cobrança de falta executada pelo grande Didi, com uma chamada "folha seca". Para os mais jovens, era um toque sutil que este excepcional jogador dava na bola e esta, após ganhar altura, fazia curva e caia mansamente nas redes.Coisa de gênio.
     Nossa Seleção teve o seguinte desempenho nos gramados suecos:na estreia Brasil 3x0 Áustria; Brasil 0x0 Inglaterra; Brasil 2x0 União Soviética; Brasil 1x0 País de Gales; Brasil 5x2 França e na Final Brasil 5x2 Suécia,com gols de Vavá2,Pelé2 e Zagalo. 
    Brasil Campeão pela primeira vez e nesta última partida o nosso Selecionado formou com: Gilmar (Corint), Djalma Santos (Port), Beline (Vasc) e Nilton Santos (Bot); Zito (Sant) e Orlando Peçanha ; Garrincha (Bot), Didi(Bot),Vavá (Vasc),Pelé (Sant) e Zagalo (Bot). Técnico: Vicente Feola.
     O artilheiro dessa competição foi o frances Just Fontaine com 11 gols.
     Mesmo sem a televisão, os brasileiros vibravam com as narrações pelas ondas do rádio.
     Como curiosidade, o Brasil jogou a última partida nesta Copa com camisas azuis, pois as cores da Suécia, predomina o amarelo e foi feito um sorteio.
    Aqui em Sta. Izabel, muitos solicitavam à Prefeitura para o funcionamento da usina elétrica, pois os jogos aconteciam por volta das 13 horas.
     Fora realmente uma experiência inesquecível, aquele 29 de junho de 1958.  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário