quinta-feira, 22 de março de 2012

NOSSA HISTÓRIA NOSSA GENTE

     
   Francisco Gonzaga do Nascimento, fora um cidadão nascido no Rio Grande do Norte, que após residir no Ceará por alguns anos, chegou ao Pará onde fixou residência, em Belém.Ali por muitos anos, trabalhou como taxista, onde inclusive, ganhou o apelido de Camisinha -e com muito esforço, chegou a possuir alguns carros de aluguel no Largo da Pólvora (hoje a Praça da República). 
   Sendo simpatizante da política do governador (e interventor) Magalhães Barata, tinha bastante ligação com os políticos do PSD (partido do Barata), onde privava da preferência de corridas entre os pessedistas de então.
     Francisco Nascimento, deve ter aqui chegado ainda nos anos 40, porém viemos conhecê-lo, lá pelos idos de 1950, em sua confortável propriedade, onde foi o Ginásio Pe. Marcos Schawalder. Aquela altura possuia um ônibus que fazia a linha Belém-Sta.Izabel-Vigia, sendo portanto, um dos primeiros a colocar transporte neste itinerário.Também possuia uma oficina mecânica, onde foi uma verdadeira "escola" para alguns bons profisionais da cidade, como os saudosos: Pedro Fonfom, Osmar Dourado ( o Barrinda), dentre outros.
    Teve sua participação na política local, sendo que em 1955, fora lançado candidato a prefeito e vencia as eleições naquele ano, pela sigla PSD-Partido Social Democrático. Sua atuação fora discreta como gestor e um tanto quanto embaraçada, pois era adversário político do "todo poderoso líder local", Vitor Paz.Conseguiu porém, administrar com honestidade, em cumprimento do dever.
     Nos anos 60, agora casado com minha genitora Rita Lázaro, resolveram juntamente com os outros membros da família, fundar o primeiro posto de combustíveis em nossa cidade, ao qual foi dado o nome de Posto Sta. Rita, em frente à   cidade, na Rodovia BR-316.Porém pela vasta popularidade que meu padrasto possuia, cognominaram de "Posto Camisinha" e hoje funciona no mesmo local, com o nome de Posto Oriente.
    Este norte-riograndense, que levou boa parte de sua vida em nosso município e que com seu trabalho dedicado e honesto, sempre honrou o nome de sua família e de seus concidadãos izabelenses, é mais um que deixou seu nome em nossa História.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário